domingo, 27 de fevereiro de 2011

Educação X Ressocialização

Olá meus queridos...peço licença para dividir algo com vocês: não caibo em mim de tanto orgulho!
Explico porque.
Quando decidi me tornar professora, um dos motivos que me levou à carreira foi um questionamento que costantemente me atormentava: o que eu posso fazer pra mudar esse mundo doido em que a gente vive? Qual pode ser a contribuição efetiva que eu posso dar à sociedade?
Quando assumi a cadeira de direito penal II, onde estudamos a teoria da pena, comecei a refletir sobre a situação dos presidiários, principalmente sobre a nossa visão sobre essas pessoas.
Conversando com os alunos, percebi que a maioria vê tais pessoas como merecedoras de tudo de ruim que o mundo possa oferecer, afinal, praticaram crimes...
Diante disso, sempre procurei mostrar o outro lado da situação, buscando fazer com que os alunos "saíssem do senso comum" e olhassem aquelas pessoas como seres humanos que estão pagando uma dívida com a sociedade, e que precisam ser tratados com respeito, e não como "feras humanas".
Confesso que não raras vezes "comprei" briga com muita gente, e que muitos alunos ficavam verdadeiramente contrariados com a posição da profe (risos).
A verdade é que sempre acreditei que a educação fosse a mola propulsora de um mundo melhor, e que dentro da penitenciária, seria a efetiva chave da ressocialização/reeducação.
Agora, tenho certeza disso.
Acabei de assistir a um vídeo elaborado por dois alunos meus, no qual presidiários relatam as mudanças que sentiram a partir do trabalho que esse meu aluno faz dentro da penitenciária. O trabalho de um desses meus alunos consiste em trabalhar a autoestima, mediando conflitos internos, e buscando desenvolver a cidadania nos presos.
São emocionantes os depoimentos colhidos, verdaeiros testemunhos que todo mundo, desde que auxiliado, pode sim construir uma vida nova, melhor.
Eu acredito nisso e procuro construir ou fortalecer nos meus alunos, pessoas em quem deposito um carinho todo especial, essa nova perspectiva.
Talvez sozinha eu não consiga fazer um mundo melhor. Mas tenho certeza que juntos, poderemos fazê-lo.
Ai, ai, que feliz que eu estou!

Parabéns, parabéns, parabéns pelo trabalho meninos.
Que orgulho de vocês.

Boa semana à todos,
Michele

Um comentário:

  1. Prezada professora Micheli Dumke.

    Como a senhora, também acredito que a educação seja a mola propulsora de um mundo melhor. Agradeço o seu registro a respeito de nosso trabalho que busca aplicar, dentro do sistema penitenciári, os conceitos, preceitos e práticas educacionais como chave da ressocialização/reeducação.

    Comungamos o desejo e o empenho na construção de um mundo melhor. Agora compreendo, não foi por acaso que tantas compreensões foram suscitadas no decorrer das aulas de Direito Penal II, entre elas a de que a pena deve se estabelecer como consequencia pedagógica para fazer sentido. Fico muito feliz em saber o quanto a senhora cultiva esse desejo e esse empenho para contribuir na transformação da realidade. Convido-a a conhecer o blog que lançamos há pouco, que tem exatamente esse foco - abordar temas relevantes para a construção de um mundo melhor. Aguardo sua visita virtual à nossa página: sensocracia.blogspot.com, bem como de todos os que a seguem e comungam de seus nobres ideais.

    Registro que me sinto honrado e me considero privilegiado por ser seu aluno.

    Um grande abraço

    André Luiz Alves

    ResponderExcluir